22 de junho de 2011

Colcha de retalhos ou Patchwork

Há muitos anos atrás a minha avó paterna era uma verdadeira artista, com muitos dotes artísticos como o bordado a mão, na máquina, a renda de bilro e na costura principalmente no mundo dos retalhos. Passava meses juntando vários retalhos das roupas que ela costurava para as clientes dela ou para a família. E nas horas vagas de uma costura ou outra fazia o que mais gostava colchas de retalhos, tinha maior paciência, separava retalho por retalho, depois separava por cor, depois cortava cada um em vários tamanhos diferentes até montar o desenho que ela queria.
Minha vó criava tudo sozinha, pois não existiam revistas como hoje tem várias, que por sinal mudaram o nome de retalhos para patchwork. Ela fazia vários modelos diferentes utilizando da imaginação sua melhor amiga para a combinação de diversas cores. Às vezes até fazia com apenas duas ou três cores, mas o que me encantava mesmo era o colorido dos retalhos quando ia tomando forma do desenho desejado.
E uma das relíquias feita por minha vó é esta colcha que ela fez para presentear os meus pais. Para cada filho ela fez uma desse modelo, pois era o modelo mais demorado e de muito trabalho. Ela tinha em mente fazer uma colcha desta para cada neto quando se casasse, mas já era muito velhinha e infelizmente só alguns netos conseguiram ganhar um presente desse feito pelas mãos dela. Uma tia minha por parte de mãe que também tem estes dotes está preparando uma dessa pra mim, assim bem colorida e alegre.

Reparem bem no detalhe de cada tirinha para formar o desenho.

Fazia quadradinho por quadradinho para depois ir montando. Ela sempre começava a montar pelo centro até terminar. Muitas vezes ela se distraia e montava errado, depois percebia e descosturava e fazia o certo na maior paciência.

Alguns modelos que a minha vó também fazia muito eram estes que estão abaixo. Os de quadradinhos comuns, é um hábito de familia dormir com um cobertor desse forrado com um tecido. Eu mesmo adoro dormir com uma dessas, fora que pode se decorar ao mesmo tempo o quarto.

Imagem peguei aqui

Imagens peguei aqui

Quem nunca dormiu com um cobertor de retalhos feito com todo carinho?

Já falei um pouco deste assunto Aqui
Espero que todos tenham gostado.



Feliz São João para aqueles que estão em parte do Nordeste, pois não são todos os estados que comemoram como na Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe.
Aqui no Ceará só algumas cidades do interior tem arraiá, mas em Fortaleza nem sinal de fogo eu vejo.


Mesmo assim Feliz São João!!!


8 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Oi, Cludinha, que beleza que é, colchas de reatalhos..."patchwork" é americanização..rsrs...Pena, que não se fazem mais vó como dantes mas, uma tia já é bom. Tenho uma cunhada que faz, muito bonitas.
Quanto à festa junina, procurando acha, aqui em Fortaleza...lá pelo subúrbio. No Conjunto Ceará há concursos de quadrilha. Não é mais como antigamente...a garotada gosta mais é do Fortal..pena!

Bom feriadão, amiga,com Corpus Cristi e São João.
Beijinhos

Renata Mafra disse...

Voltei para fase costuras, estou fazendo crochê, mas sou doida de vontade de fazer uma assim, mas acho difícil viu....rsrs
São lindas.
Bjss

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Claudia querida eu tb as vezes so passo em blogs amigos e nao consigo comentar , ultimamente tenho somente respondido aos que comentam no meu, o tempo é curtissimo infelizmente.Lindas as colchas, lembro bem desses trabalhos que os mais antigos faziam e chamavam de retalhos, o que agora é patchwork. Que talento sua avó heim, e que sabedoria, isso é uma arte hehhehe.
Obrigada pelo seu carinho e volte sempre, um beijo, bom domingo

Leila

Juliana - Casinha de Açúcar disse...

Claudia, que coisa maaaaaais linda, amo colcha de retalhos, meu sonho é fazer uma, mas eu queria eu mesma fazer. Essas são lindas, e que como sua avó era caprichosa, nossa!!!
E respondendo sua pergunta lá do Casinha, atualmente eu moro em Barreiras, bem no oeste da Bahia, quase divisa com Goiás. Eu acho que aki perde-se um pouco da identidade da cultura baiana pois é um lugar de muita miscigenação, tem muita gente do sul (por conta do agronegócio), muita gente do Goiás, do Tocantins, do Piauí... Não está sendo fácil de me acostumar, rssss.

Beijoka

Juliana

Mônica disse...

Claudinha
Que colcha linda sua avó fez!
A minha vovó Zica tambem fazia. E aqui em casa tem uma que é de andrea.
Pena que a gente não deu o devido valor e as outras que vovó fez não esta mais conosco.

E afesta de Sao Joao? Em minha cidade há fogueira nas casas e em algumas ruas da cidade. Pena que participei mas esqueci a máquina em casa.

Fiquei feliz de ver esta história linda que são as colchas de retalhos feitas a mão por nossos antepassados
com carinho Monica

Mônica disse...

Claudinha
Voltei pra contar que mame viu as colchas e ficou maravilhada. Disse que são mais bonitas do que as de minha vovò
Uma hora eu mostro a dela.
com carinho MOnica

Calma que estou com pressa! disse...

oi Claudia-
ah eu tb quero - não tive herança nem de vó , nem de tia... eu mesma tenhoque parender a fazer tudo isto!
ontem tivemos um encontro super legal -e a Renata estav junto - claro que ela deve ter falado já - na próxima tu vai estar junto
bj
lu

Rebeca disse...

Sua vó era muito caprichosa! A minha vó Isabel fez uma colcha de casal para cada neto (somos 13). É uma recordação e tanto, né?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails