16 de maio de 2010

Meu Caruru Baiano, Ofereço para....

...Minha vizinha!!

Final de semana aqui em casa sempre rola uma comidinha caprichada no domingo.
Há dias que estava com desejo de comer um caruru (comida típica da Bahia), um dia desses que eu até tentei fazer, comprei os quiabos e os temperos necessários, mas na hora H precisava de um item principal depois do quiabo, camarão seco. Infelizmente aqui em Fortaleza não vende esta iguaria baiana, já procurei em todos os cantos, tive que inventar outra comida para usar os quiabos....
Parece desejo de grávida mais o meu caruru tinha que ser igual da Bahia, para comer junto com arroz branco, galinha cozida, vatapá...., Comentei com a minha sogra sobre o desejo, então Renata a minha sogrinha e amiga ficou com medo de ter algum netinho a caminho e resolveu me mandar um saquinho de camarão seco para eu poder fazer o tal caruru do jeitinho bem baiano de ser...


Um pouquinho da história deste prato tão gostoso e muito conhecido na Bahia. O caruru tem nome e tempero de origem africana. É um prato à base de quiabo bem picadinho, camarão seco e azeite de dendê e temperos incluindo claro uma pimentinha. Conta-se que era preparado nas senzalas na época da escravidão. Hoje é usado nos terreiros como oferenda para os orixás e nas casas como uma delícia da culinária baiana.
Ele é oferecido nas cerimônias do candomblé aos ibejis e erês (São Cosme e São Damião), à Iansã (Santa Bárbara) e à Xangô (São Gerônimo). Para cada orixá, um corte diferente de quiabo.

Voltando ao meu caruru
Estava eu toda feliz cortando os quiabos e falando para Regis que iria oferecer o prato para Santa Bárbara, cortei todos os temperos...., preparei o acompanhamento antes, a galinha cozida, o arroz branco, para depois colocar o caruru por último por que pede mais atenção ao preparo, não pode parar de mexer na panela. Tudo beleza, toda feliz da vida, ai vem o inesperado bem na hora de colocar a panela no fogo....o que acontece? o gás acabaaaaaa!!!
Lá vamos nós tentar ligar para entrega de gás.... liga chama, chama e ninguém atende.... então Regis resolve sair de casa para tentar comprar em algum posto de combustível....e nada, nenhum posto vende por aqui.
Parece que os outros orixás ficaram com ciúmes por que não falei que eram deles também....

Ai surge uma luz....bater na casa da vizinha, uma senhora que sempre converso com ela, mas não tinha intimidade, ainda mais para invadi a cozinha dela para terminar o caruru....
Mesmo assim estava decidida a terminar o meu caruru, nem que fosse cozinhar na casa da vizinha mesmo e lá vou eu com a cara e a coragem e principalmente determinada a comer o meu tão sonhado caruru... ô saudade da terrinha.
Bato na porta: Olá tudo bem, vim pedi uma ajudinha....contei toda a história, ela toda contente disse claro querida, pode terminar aqui no meu fogão....eu por dentro de mim (obaaaa vou comer o caruru....)
Cozinhei lá, minha vizinha é paulista e só experimentou caruru uma única vez quando esteve na Bahia, que já faz anos... Claro que iria oferecer à ela um pouco e depois me falar se gostou, eu já estava ansiosa, mas quando ela experimentou, adorouuu , eu principalmente nem se fala tava tão feliz com a minha realização.
Ah outro detalhe depois que fizesse o caruru, eu iria preparar o vatapá, com esta confusão toda foi somente o caruru, arroz branco e a galinha, não quis abusar muito a minha vizinha para preparar o vatapá que nem tinha começado, o melhor é que ficou tudo maravilhoso do jeitinho que estava desejando.


Para finalizar com chave de ouro eu já tinha feito no sábado à noite uma sobremesa Delicia de Abacaxi que estava prontinho sendo congelado e depois desse sufoco, Bati novamente a porta da minha vizinha para lhe levar a sobremesa também.
Agora chega né pessoal, desculpe me empolguei escrevendo, obrigado a todos que leram até o final a historinha do meu caruru.
Segue algumas imagens do preparo.


Este é o camarão defumado.

Temperinhos todos picados

Quiabos bem picadinhos


Caruru prontinho depois do sufoco.

Delícia de Abacaxi, que irei contar passo a passo da receita no próximo post, fiquem ligados!

Beijinhos uma ótima semana a todos que passam por aqui. Muito obrigado pela visita e volte sempre!

5 comentários:

Renata Mafra disse...

Meninaaaaa, quanta loucura heim. Parabéns!!!
Pelo menos meus netos não vão nascer com cara de caruru....rsrsrsrs
Nossa!!! Valeu a pena, me deu água na boca, hummm adoro caruru, e esta sua sobremesa então heimmm ficou um espetáculo..
Beijão boa semana pra vocês aí.

Elisa disse...

E ai, o menino é pra quando?
Porque era muito desejo heim!!!!
Não sou fã de caruru, prefiro o bobo de camarão!!!
Mas está com uma cara bonita!!!
Parabéns!!!

Bjus

Mônica disse...

Eu adorei a confusão twer terminado bem. Agora eu também quero experimentar. Vou chamar andrea e mamae para irmos a um restaurante por aqui.
Nos avise se tiver nenem a caminho
com carinho Monica

Lidiany CS disse...

que legal, eu e meu noivo távamos aqui procurando uma receita de caruru e vatapá e olha só onde viemos parar?
Teu caruru ficou lindo!
O mais legal é que somos de FSA tb!!!

engraçada tua história, sou apaixonada por caruru e vatapá!!!
Vou fzr amanhã! bjs

Anônimo disse...

Nice and thanks!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails