1 de novembro de 2010

ORGULHO DE SER NORDESTINA

Não posso me calar diante aos fatos...

Hoje por coicidência, vi uma reportagem no programa da Ana Maria Braga, com o autor de um livro Política Para Não Ser IDIOTA, dos autores Mario Sergio e Renato Janine Ribeiro.
Onde ele explica o que seria Política.


Foto - Retirada do Google

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.

A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades -estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas européias modernas através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como "ciência do governo dos Estados".


Mas diante dos fatos que venho falar sobre política.
No dia 31-10-10 foi feito com DEMOCRACIA a escolha da primeira mulher presidente do Brasil. E ao divulgar as contagens de votos, foi um resultado onde aparentemente houve uma partilha do pais, sendo que no Sul e Suldeste votaram no candidato da oposição e Norte e Nordeste na candidada que se elegeu.

Este resultado das votações gerou vários comentários desagradáveis direcionado aos NORDESTINOS principalmente, comentários que tenho nojo de mencionar aqui no meu blog, mas não poderia ficar calada.

Tenho muita pena destas pessoas do que eles pensam e falam sem nenhum pudor, principalmente fazendo mal uso das mídias sociais pensando que TWITTER é seu MSN pessoal e que somente seus "amigos" que vão ler. Não sabendo eles que milhares de pessoas mesmo sem ser seguidor está lá atento do que estão " tuitando" o tempo todo.

Fica aqui registrado um texto que minha irmã, estudante de jornalismo respondeu para os autores dos comentários nojentos que não tem respeito nenhum ao próximo sobre os NORDESTINOS.

Hum, até parece que estas figuras sabem o que escrevem. É fácil usar as palavras aleatoriamente sem nenhum prévio conhecimento de si mesmo, se ao menos tivesse lido algo sobre o que É ser Brasileiro, não cometeria tanto desatino de forma grosseira e preconceituosa.

A partir dos estudos de Darci Ribeiro e Roberto Damatta o Brasil é vários Brasis, cheio de gente bonita, inteligente, com uma diversidade cultural, mas também com resquícios históricos, o qual essa Pessoa Preconceituosa por desconhecer a Si Mesmo deveria antes de vomitar o que anda engolindo se olhar no espelho. Os grandes nomes da literatura saíram daqui do Nordeste, artistas plásticos, escritores, músicos e pensadores, ou vai dizer que no nordeste não há pensadores??? O Brasil é composto por esse vasto leque de conhecimento, graças a todos que aqui chegaram e principalmente o que aqui já estavam.

Hoje o que somos? O que queremos? E para onde pretendemos ir? Hoje o que falta são pessoas que de fato saibam usar a Democracia, a Liberdade. Se esse ou aquele Governante não estiver de fato exercendo sua função de acordo com a Legislação, com Democracia e interesses em comum para com todos os brasileiros, tomemos vergonha na cara para irmos às ruas e Gritar Saia! Mas tanto faz ser um ou outro é mais fácil apenas teclar palavras aleatórias de forma estúpida, porque quando não se pensa age assim, de forma rude, pra não se dizer Burra!

Livia Melo de Feira de Santana-BA.


Tenho um grande ORGULHO do meu NORDESTE, do meu sotaque de Baiana, dos meus costumes, da minha cultura, da minha farinha com carne seca, do meu chinelo de couro, dos grandes ARTISTAS, do CALOR "humano" da minha terra, das PRAIAS maravilhosas, do CARNAVAL da Bahia, do forró de Luiz Gonzaga no SÃO JOÃO, enfim tenho muito orgulho de ser NORDESTINA ARRETADA.

6 comentários:

Regis Moino disse...

Sou paulista de nascimento, mas nordestino na criação e no caráter e digo isso com muito orgulho. Também senti total repulsa dessas pessoas que manifestaram tais idéias preconceituosas. Pessoas essas que quando querem passear, descansar, bronzear seus "traseiros brancos", escolhem o nordeste como destino principal.
Paro por aqui pra não piorar o que já está bagunçado.

Calma que estou com pressa! disse...

oii! hoje de manha qe li sobre este tuiter num post da elaine gaspareto - fiquei pasma- com a frase esrita- olha se me contassem eu não acreditaria- existe gent assim- eu morei em sama e vi e ouvi aberrações sobre os nordestinos, mas tb senti preconceito contra minha pessoa -
eu gosto tatno desta diversidade que vamosvirar baianos tb ano que vem- , já virei mineira aqui, agora vou ser baiana arretada - adoroo- e tem amis que ter muito orgulho desta terra linda sim!
bs

Renata Mafra disse...

Estou bestaaa, com tudo que lí, sinceramente, tenho vergonha de falar que sou paulista.
Alias vim morar no nordeste por escolha, por opção, e ouvi muitas críticas de amigos que falavam que aqui só é bom pra passar férias. Essa pessoas nunca foram convidadas pra vir na minha casa, assim como não considero nem apoio pessoas quem moram, aqui por transferência de trabalho, e falam mal daqui. SEMPRE FUI CONTRA ISSO. Agora eu acho que deveria ser denunciado esse povo todo, pra aprender a respeitar as diferenças.
Se temos que conviver com isso, e outras coisas que não concordamos....sempre digo, quem não está satisfeito que mude de país, vá limpar banheiro de gringo, vai cuidar dos filhos dos outros por aí. PORQUE fora do Brasil (varonil) todo mundo é igual, sendo ou não o nordestino que eles tanto falam mal, lá fora pro mundo, somos POVO LATINO....rsrs
Bjss

Mônica disse...

Claudinha
Cheguei do Rio de Janeiro.
O casamento estava lindo!
Eu também tenho orgulho de ser mineira. Mas a gente precisa lutar para valorizar nossos estados.
O Brasil é assim rico de culturas.
Quando vou ao Rio, sinto também que me acham caipira. Mas não importo porque sou mesmo. Mas se pisar no caipira de meus conterraneos dá vontade de falar palavrão.
Ainda bem que a critica é velada. E temos uma advogada. Minha irmã Marilia.
com carinho MOnica

Mônica disse...

Claudinha
Uma boa noite
com carinho MOnica
Eu estou lendo Beira Mar de Pedro Nava

Anônimo disse...

Vcs que sao nordestino é que tem sorte. Eu moro em Santos e nao gosto. A cidades é bonita, limpa, organizada. Mas sou apaixonada pela ritmo de vida do nordeste. Todas as minhas férias vou pra Maceió e redondezas e fico triste quando tenho que voltar.
Eu tenho sotaque nordestino por opção e nao dou a minima pra quem tira onda. Fala sério. Isso não tem nenhuma importancia pra mim. Preciso organizar minhas férias do final deste ano nao tenho tempo pra prestar atenção nisso.
Beijo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails